terça-feira, 3 de maio de 2011

Entrevista: Emília Melo - Criadora de Moda

 Emília Melo, 40 anos, é modista desde os 18. Nascida em les - mées - Digne, França, actualmente vive em Santander, Espanha onde exerce a sua profissão. Trabalhou cerca de 17 anos em Portugal. Hoje, fora do país possui uma marca própria, com o logótipo representado pelas suas iniciais e pelas cores da bandeira portuguesa.



1. Como é que surgiu o gosto pela moda?
Surgiu desde muito pequena. Em criança desenhava e criava roupa para as minhas bonecas.

2. Como e quando começou a carreira?
Em 1987 tirei o diploma de corte e confecção e um ano depois comecei a confeccionar em casa, com apenas 18 anos. Trabalhei também numa fábrica de confecção onde fui responsável por todo o vestuário confeccionado. Mas queria algo mais. Queria criar os meus próprios modelos, trabalhar como modista. Foi assim que em 1996 abri a minha primeira loja como criadora de moda que foi um sucesso. Criava peças novas e fazia arranjo de outras.
Passados dois anos, comecei a realizar desfiles de moda, nos quais desfilaram vários actores e actrizes portuguesas.
Actualmente tenho uma marca própria registada em Espanha, país onde agora habito. Tenho um logótipo próprio, com as minhas iniciais e as cores do meu país, Portugal. Na cidade onde me encontro as pessoas são mais exigentes, exigem mais do meu trabalho e da minha criatividade.

3. Pessoas importantes com quem trabalhou?
Já trabalhei com peças de vestuário da fadista Amália Rodrigues e confeccionei vestuário para alguns desfiles, onde participaram caras conhecidas como Merche Romero, Raquel Henriques, Rita Pereira e Ciomara (…).
Em Espanha tive a oportunidade de arranjar uma peça do conhecido cantor Julio Iglesias. Aqui, recebi também um convite para trabalhar com uma estilista espanhola.

Photobucket
A Modista a trabalhar na saia da Amália Rodrigues

4. Que tipo de formação tem?
Como já referi tenho um diploma, mas a minha maior formação advém da prática do dia e principalmente do gosto e da paixão por aquilo que faço.

5. Quais os principais materiais que utiliza?
Tenho uma tesoura que me acompanha desde que iniciei a minha carreira. Tenho várias tesouras, mas esta é de todas a que mais utilizo. É uma espécie de amuleto.
Aquilo que mais gosto de criar são os vestidos de noiva e vestuário para cerimónias, pois são peças que me permitem maior liberdade para imaginar e inovar.

6. O que mais gosta no seu trabalho?
O que gosto mais no meu trabalho é a criatividade e o facto de poder vestir diferente.

Sónia Silva - FFW

Sem comentários:

Enviar um comentário