sábado, 21 de maio de 2011

Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent lançou-se na moda ao ganhar o primeiro prémio de um concurso promovido pela International Wool Secretariat com um vestido de cocktail desenhado em 1954. Porém, foi com a morte de Dior, que Yves Saint Laurent teve a oportunidade da sua vida, tendo-se tornado o estilista de uma das casas de moda mais importantes do mundo.
Desde muito novo que Yves Saint Laurent estava pronto para chocar e cunhar o mundo da moda com o seu nome. Muito antes que todos os outros, este estilista polémico, mas adorado, revolucionou o guarda-roupa feminino ao apresentar ao mundo as blusas transparentes bem como outras peças – masculinas por excelência – como o smoking, o tailleur e o famoso saharienne.
Considerado por muitos como o mais genial criador do século XX, Yves Saint-Laurent fez da moda uma festa e viu na rua, nas viagens e na arte, fontes de inspiração que o permitiram, desde o seu início na casa Dior, em 1958, até aos seus últimos trabalhos, em 2002, criar alta-costura e pronto-a-vestir que todas as mulheres desejavam.
Contudo, foi com a proliferação das iniciais YSL corporificadas em linhas de prêt-à-porter, roupas masculinas, maquilhagem, cosméticos e perfumes, que se viu progressivamente este criador desvanecer – não na qualidade do seu trabalho, mas na vontade de aparecer na ribalta e sob as luzes dos holofotes. Depois de 40 anos a desenhar e criar peças que marcaram o guarda-roupa feminino, Yves Saint-Laurent anunciou o fim da sua carreira como estilista, em 2002.
Aos 71 anos, este génio da moda morreu, mas a sua marca no mundo da moda e da alta-costura ficou para sempre célebre com as iniciais YSL.



Sara Vieira - FFw

4 comentários:

  1. Pena que ele morreu novo, né! Podia ainda estar criando roupas maravilhosas!
    Beeijo

    http://2charming.com.br

    ResponderEliminar
  2. Um grande marco, sem dúvida! Gostei

    Maria José

    ResponderEliminar
  3. É verdade Monize! Obrigada pelo seu comentário :)

    beijinho
    Sara Vieira

    ResponderEliminar