quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os Contributos de Coco Chanel

In order to be irreplaceable, one must always be different” era um dos lemas de Coco Chanel, fundadora do que viria a ser uma das maiores e mais desejadas marcas de vestuário e acessórios de luxo do mundo - Chanel.

Photobucket


Sem dúvida que este pensamento reflecte-se na sua personalidade e, consequentemente, nas suas criações. Altamente criticada por uns e louvada por outros, na década de 20, já com cerca de 40 anos, Coco usava cabelo curto, tal como os homens, e procurava, com as suas criações, quebrar com o uso dos corpetes e vestidos desconfortáveis, propondo calças e vestidos mais curtos na indumentária feminina.

Photobucket


O seu primeiro grande sucesso foi o perfume Nº5. Em 1921, Coco pediu a Ernest Beaux “um perfume de mulher com cheiro a mulher”; pretendia, portanto, um aroma inimitável. É assim que nasce o legendário Chanel Nº5, imortalizado por actrizes como Marilyn Monroe, Catherine Deneuve e Nicole Kidman.

Photobucket


Sempre desejando libertar a mulher, Coco apresentou e “impôs” o LBD (Little Black Dress), um vestido preto, simples e funcional, mas, ao mesmo tempo, chique e dotado de sensualidade. Símbolo da elegância e profissionalismo da mulher em qualquer ocasião, o LBD é considerado pela revista Vogue, em 1926, o “Ford dos vestidos”, o que mostra o (enorme) impacto que teve.
Chanel é sinónimo de tweed. Na década de 50, Coco apresenta ao mundo a sua nova criação: fatos luxuosos e modernos, minuciosamente concebidos, feitos de tweed, o que contrastava com os modelos Dior da altura (fatos muito estruturados). Embora os casacos tweed já remontarem à década de 50, é elemento assíduo nas colecções actuais da Chanel.

Photobucket


Photobucket


Gabrielle "Coco" Chanel faleceu em Paris, no Hotel Ritz, em 1971, deixando a casa Chanel sem estilista capaz de assegurar a imagem da empresa. É assim que, em 1983, Karl Lagerfeld vem dar novo ânimo à empresa, reinstalando o luxo e glamour a que Coco tinha habituado.
Coco é, como se vê, responsável por inúmeros contributos no mundo da moda que, por mais antigos que sejam, nunca saem de moda. “Chanel não sai da moda”.

Sofia - FFW

3 comentários: